tiago

Tiago Henrique Kreutzer iniciou seus estudos de música aos 8 anos de idade, em Carazinho, RS, inicialmente com o piano e teoria, e 4 anos mais tarde passou a estudar violoncelo com a professora e violoncelista Adriane Sawitzky, em Porto Alegre.
No ano de 1999 ingressou no curso de Bacharelado em Composição Musical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação do Dr. Profº Compositor Antônio Carlos Borges Cunha, com quem estuda até hoje.
Esteve presente em cursos e oficinas de especialização em violoncelo, música de câmara e prática de orquestra. Participou de Masterclasses com Paulo Gaio Lima (Portugal), Martin Lörscher (Alemanha), Tania Carey (EUA), Alceu de Almeida Reis (Brasil), David Chew (Brasil) e Alexandre Diehl (Brasil). Também esteve presente em diversos grupos de estudo e execução de música folclórica e popular brasileira.
Atuou como músico convidado na Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, na Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul, na Orquestra de Câmara do SESI/Fundarte, na Orquestra Sinfônica do SESC, na Orquestra de Câmara da UNISINOS, na Orquestra de Câmara da Santa Casa, entre outras. Em 1998, participou como convidado da Orquestra Sinfónica del Mercosur, com sede na Argentina.
Atua como professor de violoncelo e teoria musical desde 1997. No período de 2000 a 2004, lecionou no Projeto Prelúdio da UFRGS. Em janeiro de 2003 passa a ser o arranjador do Quarteto Allegro. De janeiro de 2004 a julho de 2006 é o regente da Orquestra Experimental do IPA - Instituto Porto Alegre da Rede Metodista. Em junho, do mesmo ano, assumiu o cargo de compositor e arranjador do Grupo Sonoridad, do Colégio Sinodal, em São Leopoldo. O trabalho culminou com o lançamento do CD de Músicas Folclóricas Infantis Brasileiras.
Atualmente é professor de disciplinas teóricas de música, bem como de violoncelo; arranjador e compositor freelancer, regente do Coro da Paróquia Martin Luther, e instrumentista e arranjador da Orquestra de Câmara de Feliz.