ETC & Cordas

A vontade de saborear a música brasileira com uma receita própria, mas fiel aos temperos verde-amarelos, somada ao interesse comum pela pesquisa das manifestações culturais e dos regionalismos, motivou a formação do trio Etc & Cordas, que reúne jovens músicos em busca de uma expressão original.

Elinka Matusiak, Tiago Kreutzer e Cassio Barth vão além do uso das cordas de um violão (de 7), de um violoncelo e de uma laringe para apresentar releituras de obras de compositores brasileiros e do folclore, tangendo desde os mais antigos registros da tradição oral até as manifestações musicais contemporâneas. Para isso, assinam arranjos que privilegiam a improvisação e a experimentação de diferentes sonoridades.

Dentro desta proposta, cada parte dos instrumentos é tratada como um recurso sonoro, desde as variadas formas de se fazer som com uma corda até as possibilidades percussivas do corpo em si, tanto o de madeira quanto o próprio corpo humano. Além disso, o grupo procura explorar timbres obtidos a partir de materiais como sucata e até utensílios domésticos.

Além da afinidade ideológica, da amizade e do entrosamento artístico, o trio Etc & Cordas exibe matizes que refletem experiências diversas em composição, arranjo, regência (coral e orquestral), canto (solo e coral), educação musical, pesquisa sobre folclore e história da música brasileira, bem como o estudo e a prática instrumental.

O mais recente projeto do grupo consiste em um trabalho de pesquisa e composição sobre as vertentes da música regional do Rio Grande do Sul, especificamente das manifestações culturais indígenas, negras, açorianas e gauchas . O produto deste processo será gradualmente trazido ao público em oficinas, palestras e shows, e posteriormente registrado em CD e DVD.